terça-feira, 26 de abril de 2011

FORTALECIDO EM MEIO AO DESESPERO


Texto base:
“Então, Davi se retirou dali e se escapou para a caverna de Adulão.”
(I SM 22:1a)

Antes de entrar na palavra vamos tentar entender o contexto histórico. Davi estava em meio a uma perseguição implacável, onde ele era o perseguido, Saul seu perseguidor e então rei de Israel procurava de qualquer modo matar Davi. Saul era o rei escolhido pelo povo, ele foi ungido pelo profeta Samuel (I SM 10:1), porém desobedeceu a Deus e o seu reinado entrou em uma rápida decadência, então Deus escolhe um rei para si e ordena a Samuel que unja a Davi (I Sm 16:1). Davi então começa o caminho oposto ao que Saul estava trilhando e sua ascensão é mais rápida do que a queda de Saul, a popularidade de Davi logo alcança níveis altos e o povo começa a comparar Saul com Davi (I Sm 18:7), e Saul se indigna com isso (I Sm 18:8), e desde desse dia busco Saul matar a Davi.


E é aqui que começa a nossa palavra:

Davi antes amado por todos, agora odiado por nada menos do que o rei de Israel, Davi desesperado em salvar sua vida se vê agora envolvido em uma trama que envolve fugas desesperadas, noites sem dormir, humilhações e até em ter que se passar por louco para salvar sua vida (I Sm 21:13). E é em meio a esse cenário que Davi chega a Adulão.

Adulão fica situado a mais ou menos 32 km de Jerusalém em uma região montanhosa, Davi chega a Adulão envolto em desespero e preocupações mas confiante e nessa experiência de Davi podemos tirar alguns ensinamentos.

1º - Adulão  é lugar de esconderijo ( I Sm 22:1a)

                Davi chega para se esconder, porque viu naquele lugar a chance de sobreviver.

2º - Adulão é um lugar de união (I Sm 22:1b)

                Essa passagem nos relata que a família de Davi desceu de sua casa para se encontrar com Davi, é certo que eles também deviam estar fugindo de Saul, mas também é certo que eles podiam ir para qualquer lugar, mas foram ficar com Davi. Em Adulão nossos elos de união são fortalecidos.

3º - Adulão é lugar de amar (I Sm 22:2)

                Essa passagem no conta que se ajuntarão com Davi todo homem que se achava em aperto, todo homem endividado e todo homem de espírito desgostoso. Esses homens provavelmente não estavam satisfeitos com o reinado de Saul e eram desprezados pela sociedade, e eles se identificaram com Davi e o maravilhoso disso tudo é que Davi mesmo com todos os seus problemas não rejeitou esses homens, mas os amou e se igualou a eles e os liderou. Adulão é lugar de ajudar as pessoas.

4º - Adulão é lugar de definir prioridades (I Sm 22:3-4)

                Davi podia por causa de seus problemas esquecer-se de sua família, mas ele se expôs ao perigo para os deixar em segurança. Adulão é lugar de cuidar de quem amamos.

5º - Adulão é lugar de passagem (I Sm 22:5)

                Após um período de tempo indeterminado, mas provavelmente longo, Davi é direcionado por Deus através do profeta Gade a deixar a caverna, e eu entendo que Adulão é algo passageiro, é um lugar de fortalecimento em meio ao desespero. Davi chega fugido, desesperado e sem saber o que fazer, e sai fortalecido, amparado e direcionado por Deus e caminha triunfante ate a sua posse como rei (II Sm 2:4).

                E hoje em dia existem muitos Davis desesperados, fugindo dos problemas que o perseguem, procurando uma caverna para se esconder. Mas aonde esta a nossa Adulão de hoje?

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e eu vos aliviarei.”
(Mt 11:28)

            Jesus é a nossa Adulão e ainda mais segura e fortalecedora. Quando estamos aflitos, desesperados, sem mais saída, devemos recorrer a Ele, pois Ele é o único que pode nos livrar e nos mostrar a saída. Davi teve esse entendimento, historiadores indicam que Davi escreveu o salmo 18 quando saiu de Adulão, e eu creio que sim pois no verso 2 desse salmo ele declara: “O Senhor é meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, à minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação e o meu alto refúgio.”(Salmos 18:2)
            Ou seja Davi declara que por mais que ele esteja escondido em um lugar forte ou seguro, o seu refúgio vem do Senhor que é a fortaleza mais segura de todas.

            Que como Davi possamos entender que o melhor lugar para o nosso refúgio é em Deus em Jesus Cristo.

Autor:
Phelipe Lima Campodônico.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Devocional Diária - Todos os direitos reservados.

Devocional Diária Indica - Dicas Blogger | Topo