O LOUVOR COMO ARMA DE LIBERTAÇÃO
Texto Base: Salmos 18 verso 3 “Invocarei o nome do Senhor que é digno de louvor e ficarei livre dos meus inimigos.”
Sefer Tehilim (texto original) “Louvores entoarei ao Eterno e serei salvo de meus inimigos”
Antes de começar vamos definir um ponto chave: O que significa Louvor? Para muitos louvor é uma música evangélica, louvor é a música que tocada na igreja e para muitos o louvor não passa de simplesmente canções bonitas. Mas eu quero trazer a você a explicação em um contexto bíblico da palavra louvor.
A palavra louvor ela deriva do verbo “Louvar” que em hebraico se escreve Halal ( louvar com voz alta) mais o significado mais primitivo do verbo hebraico “Halal” é : “Fazer resplandecer” Então basicamente com o nosso louvor nós estamos colocando o holofote sobre o nosso Deus que é maravilhoso e é Digno de todo o Louvor e toda a honra e Glória, e quanto mais nós colocarmos os holofotes sobre Ele, mais ele nos fará brilhar. A medicina moderna demonstra o valor de se colocar uma pessoa deprimida em um quarto bem iluminado, reconhecendo que a luz ajuda grandemente na cura da depressão. E quanto mais nós louvamos mais DEUS reflete a sua luz sobre nós nos levando à alegria do Senhor.
Então agora já podemos chegar a conclusão de que o louvor não é apenas uma música mais é muito além, é um gesto onde você expressa a sua gratidão colocando toda atenção em DEUS gerando com que a Luz da Glória de Deus brilhe sobre você.
O Salmo 18 tem partes repetidas tiradas de (2 Sm 22) onde Davi fazia uma análise de sua vida e tudo o que o Senhor Havia feito por ele e ele expressa a sua gratidão com cânticos. Mas David estava no final de sua vida porque no cap. 1 de I reis Davi morre, mas e ai aonde eu quero chegar com isso? Davi podia está louvando a Deus porque eram seus últimos momentos e ele estava grato por todas as vitórias que O Senhor havia dado a ele. E a pergunta que eu quero fazer é: Você só tem louvado a Deus depois da vitória?
O caso de Davi não importa é só uma conjectura, mas como nós temos agido perante Deus antes, durante e depois da Batalha?O problema das pessoas hoje em dia é adorarem a Deus limitados pelas circunstâncias, se nós estamos bem louvamos a Deus, se estamos mal não.
E a questão é nós temos sido qual tipo de adoradores?
Um adorador incondicional ou um adorador circunstancial?
O adorador circunstancial é aquele que move sua adoração de acordo com o momento que ele vive: se esta tudo bem é uma maravilha, vive escutando louvor, você só vê ele sorrindo dando glória, louva a Deus em tudo, agora é só acontecer um probleminha e você pergunta para ele: E ai fulano como vão às coisas?Ai o indivíduo responde: Nosso Deus to numa prova, ta tudo dando errado, que não sei o que lá e isso e aquilo... O cara deixa de ser um adorador e passa a ser um murmurado ai meu amigo é um prato cheio para o diabo.Agora um adorador incondicional esse é diferente se ta bem ele ta dando glória se ta tudo mal ele ta dando glória se ta com dinheiro no banco ta dando glória se ta em ponto de perde até a roupa do corpo ta dando glória, não se preocupa com o momento porque ele sabe que o redentor dele vive e sedo ou tarde se levantará do seu trono para mudar a sua sorte!!! Mas eu quero voltar a falar do Louvor como arma de libertação;
É inevitável que na nossa vida nós passemos por lutas, tribulações provações, tentações e até mesmo derrotas. Mas o que nós temos feito mediantes a essas situações nós temos murmurado, temos desistido, ou nós temo levantado a nossa voz e feito como Paulo “ esquecendo me das coisas que para traz ficaram, prossigo para alvo da soberana vocação de Deus que está em Cristo Jesus” Louvor.
Leiam Salmos 7.14-17. Essa passagem nos ensina duas coisas:
1ª O louvor interrompe a ação do pecado:
O louvor tem que está sempre na vida daquele que crê no Eterno porque o louvor é a resposta para os ataques do diabo que geram a fraqueza e o pecado na vida do que crê. Quando nós louvamos algo sobrenatural acontece nós falamos que o louvor ele engrandece a Deus e Deus em contrapartida resplandece a sua luz sobre as nossas vidas, mas muito além disso salmos 22:3 “Porém tu és Santo, o que habitas no meio dos louvores de Israel” O louvor é o caminho para a presença de Deus então toda vez que a tentação vem a tribulação vem a tristeza a angústia seja La o que for eu vou louvar porque um louvor sincero, poderoso e audível ele atrai a presença de DEUS. O significado em hebraico da palavra habitar significa “ sentar-se, permanecer, estabelecer e em alguns casos casar-se” Em outras palavras quando você louva Deus não te visita apenas mas gera uma relação crescente de intimidade que gera confiança e confiança em Deus traz a liberdade(Salmos 22:4) “ Em ti confiaram nossos pais, confiaram e tu os livrastes. O louvor gera confiança a confiança traz o livramento.
2ª O louvor é um ato pessoal
Versículo 17 “ Eu louvarei ao Senhor segundo a sua justiça e cantarei louvores ao nome do Senhor Altíssimo.”
O louvor é uma ato de vontade auto-induzido, não é meramente um monte de palavras lançadas em formas de melodias, não é gritar rolar chorar, isso é mover do Espírito Santo de Deus, O louvor é uma declaração de graça que parte de nós mesmos, é um sacrifício próprio que somente nós podemos dar a Deus.Não espere para que todas as condições ou circunstâncias estejam favoráveis para que você ofereça louvores a Deus e louvores como nós vimos não são as músicas cantadas e declaradas a Deus, louvor é uma expressão de Fé mostrada em forma de gratidão, louvar é ta tudo ruim e você dar o seu dizimo, louvar é ta tudo dando errado e você continuar glorificando ao Senhor não culpando a Deus por sua situação, louvar é você amar ao próximo independente do momento que você está vivendo.
Leia essa passagem de II Crônicas 20:15-22.
"E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel.Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o SENHOR, adorando-o.E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao SENHOR Deus de Israel, com voz muito alta.E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao SENHOR porque a sua benignidade dura para sempre.E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados."
Se entendermos e praticarmos o que o exemplo do texto nos mostra sempre seremos vitoriosos, então louvemos a Deus o Eterno a tempo e fora de tempo, independente da nossa situação mesmo que um exército esteja a nossa espera. Quando louvamos o Senhor nos liberta e nos livra de todo o mal.
Que o Espírito Santo de Deus ministre algo poderoso sobre a sua vida em nome de Jesus Cristo.
Autor: Phelipe Lima Campodônico.
1 comentários:
Adoração talvez essa seja uma das armas mais poderosas que Yeshua entregou nas mãos da igreja, mas a triste realidade é que a maioria das pessoas não sabe usá-la postei um artigo em meu blog explicando sobre a nescessidade da adoração e como usá-la quem quiser saber mais sobre esse assunto acesse o meu blog:
http://pastorbrunoalves.blogspot.com/
Parabéns pelas postagens Phelipe grande abraço Shalom!!!
Pr. Bruno Alves
Postar um comentário